ìcones da moda anos 50-60


     Todas as décadas tiveram seus encantos mas eu sou particularmente fã da década 50/ 60 no que toca a Moda, Estilo, charme, Cinema e elegância.
A década de 60 representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50. Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade, expressão remanescente do Sonho Americano que não conseguia mais entusiasmar a juventude Americana. A segunda metade dos anos 50 já prenunciava os anos 60: a literatura beat de Jack Kerouac, o rock de garagem e os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda.
Foi uma época de grande revolução comportamental como o surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. O Papa João XXIII abre o Concílio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica. Surgem movimentos de comportamento como os hippies, com seus protestos contrários à Guerra Fria e à Guerra do Vietnã e o racionalismo. Esse movimento foi também a chamado de contracultura. Ocorre também a Revolução Cubana na América Latina, levando Fidel Castro ao poder .A cultura foi impulsionada na década anterior, de 50, na qual o mundo todo encontrava-se em mudança cultural nos mais variados grupos sociais e veio-se a reflectir mais tarde nas mais diversas áreas:Literatura, música, Televisão, Cinema, Teatro entre outras.

 A ÉPOCA QUE MUDOU O MUNDO!!    http://almanaque.folha.uol.com.br/anos60.htm

 Várias personalidades e das minhas preferidas se destacaram nesta época entre as quais:
 Personalidades que marcaram décadas...

Andy Warhol  Audrey Hepburn   Brigitte Bardot   Bob Marley    Bob Dylan     Cher
Elvis Presley      The Beatles       Joseph Beuys     Bee Gees     The Doors    Tina Turner
Jimi Hendrix      Jimmy Page     Jully Andrews    Led Zeppelin    Aretha Franklin
Diana Ross & The Supremes      Janis Joplin     Beach Boys      Joe Cocker     The Monkees
The Mamas & The Papas     Johnny Rivers       Pink Floyd     The Rolling Stones
Frank Sinatra     Ray Charles      Rod Stewart      Caetano Veloso     Wolf Vostell   Tom Jobim
Elis Regina       Vinicius de Moraes     Nam June Paik     Baden Powell      Rita Pavone
Dorival Caymmi     Maria Bethânia       Gal Costa    Chico Buarque     Marilyn Monroe
Maysa Matarazzo    Milton Nascimento     Roberto Carlos     Erasmo Carlos    Sonny & Cher


                                              A Moda e sua Evolução....
Actrices (1950-70)
UMA FONTE DE INSPIRAÇÃO NA MODA, ESTILO, ELEGÂNCIA E CHARME...





Grace Patricia Kelly (Filadélfia, 12 de novembro de 1929Mônaco, 14 de setembro de 1982) foi uma premiada atriz norte-americana, vencedora do Oscar na categoria Melhor Atriz e, após seu casamento com Rainier III, príncipe-soberano de Mónaco, tornou-se a princesa de Mónaco.
Grace é considerada a décima terceira lenda do cinema mundial, de acordo com o Instituto americano do cinema.









Sua morte se deu em virtude de um acidente automobilístico em 14 de setembro de 1982 Kelly é também considerada, além de um ícone da moda, a "princesa mais bonita da história".




Audrey Hepburn (Ixelles, 4 de maio de 1929 — Tolochenaz, 20 de janeiro de 1993), foi uma premiada atriz, modelo e humanista belga, radicada na Inglaterra e Países Baixos, eleita em 2009 a atriz de Hollywood mais bonita da história. É considerada um ícone de estilo e a terceira maior lenda feminina do cinema, de acordo com o American Film Institute.









Brigitte Anne-Marie Bardot (Paris, 28 de Setembro de 1934) é uma atriz e cantora francesa. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 50 e anos 1960. Tornou-se ativista dos direitos animais, após se retirar do mundo do entretenimento e se afastar da vida pública.








Personalidades que ditaram tendências e ainda hoje influenciam a moda...
Brigitte Bardot / Kate Moss...encontram semelhanças??? :)



E de seguida e para quem não conhece temos - Claude Josephine Rose Cardinale é uma atriz italiana, nascida na Tunísia, de pais sicilianos na capital tunisina, iniciou-se no cinema após ganhar um concurso de beleza em 1957. Seu primeiro filme foi Goha em (1958), neste mesmo ano ela fez um pequeno papel no sucesso internacional I soliti ignoti.Nos anos 60 ela apareceu em muitos filmes italianos como: O Leopardo, Rocco e seus irmãos, de Luchino Visconti e de Federico Fellini (todos de 1963) e no épico western de Sergio Leone, Era Uma Vez no Oeste.




Sem comentários:

Enviar um comentário